2.11.08

Quantos volts o senhor quer?

Uma das primeiras vezes que fui ao fórum acompanhado por uma das advogadas do tal escritório, o fórum de Jaboatão, tal aventura me foi extremamente marcante. Primeiro porque o fórum já havia sido interditado algumas vezes por possíveis riscos de desabamentos (eu morria de medo dele), bem como porque seus corredores eram muito pequenos, e você dava de cara com alguém algemado.
E mais: pela história que lhes conto agora.

Quando a gente começa a fazer Direito (sim, com letra maiúsculo, por "direito" a gente, enquanto estagiário, não faz nunca!), descobrimos inúmeras expressões nunca antes ouvidas. São frases e palavras em latim, grego, ou mesmo em português, mas que não lhe dão a menor noção do que intentam dizer.

Me lembro de uma amiga que, também começando a estagiar, foi numa certa vara e pediu para ver determinado processo, e o chefe de secretaria respondeu: "O processo está para ser tombado!"
E ela pensou: "Mas o que danado tem a ver a UNESCO com esse processo???"

É que, "tombamento de processo" significa dizer que ainda vai ser criado um corpo físico para aquele processo, ou seja, para aquela ação. Vai se colocar uma capa, uma etiqueta, numerá-lo e daí em diante.

Bem, voltemos a mim.

Chegando na vara indicada, a advogada falou: "Tome este número de processo e peça para que façam carga desse processo."
E lá foi o pobre estagiário, sem a menor idéia do que significava "carga de processo".
Mentira. Eu até tinha uma idéia:


O estagiário no fantástico mundo de Bob.

Explicando: fazer carga de um processo é requerer, perante o cartório, ou seja, a vara, para que você possa retirar os autos (o processo) e possa levar pra casa/escritório, enfim!

E lá fui.
Eis o diálogo:

-Olá. Boa tarde. Eu gostaria de fazer carga no processo nº xxxxx.
-Você quer levar o processo pra casa?
-Não, moço! Eu quero fazer carga!
-Então você quer levar pra casa!
-Não. Eu quero fazer car-ga!
-Ok... (o homem já estava impaciente)

Ele pegou o processo, foi no computador, digitou algumas coisas, imprimiu um papel (guia de recebimento), eu assinei (sem saber o quê nem porquê) e ele me entregou.

Eu disse:

-Obrigado.

Deis as costas e já estava saindo.
Ele gritou:

-Ei! Você esqueceu o processo!

Foi então quando tudo fez sentido.
Fazer carga. Levar pra casa.

E lá fui eu, todo sorridente. Missão cumprida.

Advogada: -Conseguiu fazer a carga?
-Ah, sim! Foi rápido! Super simples. Prático, normal.



Sabe tudo esse estagiário!

12 comentários:

Anônimo disse...

1- (MEDO do fórum);

2- (MEDO do cara algemado);

:o

.:Cláudio Fazio:. disse...

Hahaha
Tensão! Tensão!

Pior era quando tinha que descer no elevador com um. Hahahaha

João Paulo Guimarães disse...

claudio...valeu pelo comentario no blog do cleyton sobre o anuncio do dia da arvore. fiquei muito feliz mesmo viu. esteja convidado a visitar meu log e ser um visitante assiduo. abraços e valeu de novo.

Camilo Garcia Bogado disse...

Pelo menos você não fez nenhuma "cargada"...

Cleyton Cabral disse...

kkkkkkkkkkkkk
MA-RA-VI-LHO-SO.

.:Cláudio Fazio:. disse...

Gente, a montagem tá ótima, hein?! Hahaha Faço miséria no paint! hahahaha
Montagem digna de estagiário.

Anônimo disse...

Façamos então um minuto de silêncio para a querida homenageada ausente:

...

.:Cláudio Fazio:. disse...

Otávio, não entendi o comentário. Hahaha Estagiário tem problemas analíticos. Sempre.

@marcelatenorio disse...

.

Gordo, teus textos estão arretados.
Super gostosos de se ler! =D
A gente começa e faz bico quando termina!

Até meu gelo derrete! =D

.

Anônimo disse...

Hahaha... quis dizer a coitada da árvore!
O João Paulo Guimarães que citou ela.

=)

Emanuelle disse...

Claudio, tô me acabando de rir...
Pior que a gente passa por isso mesmo... Já passei por isso e sei bem o que é... Desespero e ter que fazer bonito para não causar má impressão aos nosso colegas então ditos ADVOGADOS...
Adorei o seu Blogger!!!
Parabéns!!!!

.:Cláudio Fazio:. disse...

haha Obrigado, Emanuelle! Há tempos que não posto. Às vezes até esqueço que ainda tenho isso aqui. ;)